quinta, 28 Mar 2024, 07:01
Site: FATTO
Curso: FATTO (FATTO)
Glossário: Glossário da Análise de Pontos de Função
E

Entidade Atributiva

(Última edição: quarta, 21 Jul 2010, 15:41)

É um tipo de entidade que descreve complementarmente uma ou mais características de uma outra entidade. Por definição, é uma extensão lógica de uma outra entidade. Normalmente os dados em entidades deste tipo são contados como um tipo de registro da entidade que descreve.

Entidade Dependente

(Última edição: sexta, 31 Dez 2010, 09:12)

Entidade por si só não significativa ou importante para o negócio sem a presença de outras entidades, de modo que:

  • uma ocorrência da entidade X deve estar ligada a uma ocorrência da entidade Y, e
  • a exclusão de uma ocorrência da entidade Y resulta na exclusão de todas as ocorrências relacionadas da entidade X.

Entidade Independente

(Última edição: quinta, 3 Fev 2011, 15:47)

Uma entidade que é significativa e importante por si mesma sem a presença de outras entidades.

Entidade Subtipo

(Última edição: quarta, 25 Out 2006, 14:08)

Uma subdivisão de uma entidade. Um subtipo herda todos os atributos e relacionamentos de sua entidade pai e pode ter atributos e relacionamentos únicos adicionais.

Entrada de Dados On-Line

(Última edição: quarta, 29 Nov 2006, 00:53)

Uma das 14 características gerais de sistema que descreve o grau pelo qual dados são informados pela execução de transações interativas.

Pontue o nível de influência de acordo com as seguintes orientações:
0 - Todas as transações são processadas em lote.
1 - De 1% a 7% das transações são entradas de dados on-line.
2 - De 8% a 15% das transações são entradas de dados on-line.
3 - De 16% a 23% das transações são entradas de dados on-line.
4 - De 24% a 30% das transações são entradas de dados on-line.
5 - Mais de 30% das transações são entradas de dados on-line.

Entrada Externa

(Última edição: terça, 22 Mar 2011, 13:35)

Entrada Externa (EE) ou External Input (EI)

É um processo elementar que processa dados ou informação de controle que vêm de fora da fronteira da aplicação. Sua principal intenção é manter um ou mais arquivos lógicos internos (ALIs) e/ou modificar o comportamento do sistema.

Erro Absoluto

(Última edição: sexta, 23 Abr 2010, 17:04)
Erro absoluto:

Diferença entre a valor real e o seu valor estimado.


Erro Relativo

(Última edição: sexta, 23 Abr 2010, 17:04)

Erro relativo:

Como dependendo das grandezas envolvidas o erro absoluto pode não ser muito significativo, portanto empregamos o erro relativo que é o erro absoluto dividido pelo valor estimado.

Escopo da Contagem

(Última edição: quinta, 3 Fev 2011, 15:55)

O escopo da contagem define o conjunto de requisitos funcionais do usuário a ser incluído na contagem de pontos de função. Ele:

  • Define um (sub)conjunto do software sendo medido;
  • É determinado pelo próposito da contagem de pontos de função;
  • Identifica quais funções serão incluídas na contagem de pontos de função
    para fornecer respostas relevantes ao propósito da contagem;
  • Pode incluir mais de uma aplicação.

O escopo da contagem de:

  • Uma contagem de projeto de melhoria inclui todas as funcionalidades incluídas, alteradas e excluídas. As fronteiras das aplicações impactadas permanecem as mesmas. A funcionalidade das aplicações refletem o impacto das funções sendo incluídas, alteradas e excluídas.
  • Uma contagem de projeto de desenvolvimento inclui todas as funções impactadas (construídas ou customizadas) pelas atividades do projeto.
  • Uma contagem de pontos de função da aplicação pode incluir, dependendo do propósito, apenas as funções sendo usadas pelo usuário ou todas as funcionalidades entregues. Por exemplo, fornecer um pacote como a solução de software.

Estado Consistente

(Última edição: segunda, 27 Dez 2010, 15:41)
Ponto no qual o processamento foi totalmente executado; o Requisito Funcional do Usuário foi satisfeito e nada mais há a fazer.

EXEMPLO 1

O Requisito Funcional do Usuário é imprimir um cheque e marcar como paga a conta correspondente. Se somente parte do Requisito Funcional do Usuário for satisfeita (por exemplo, apenas imprimir o cheque, ou apenas marcar a conta como paga) a aplicação não estará em um estado consistente. A impressão de um cheque sem marcar a conta como paga causa uma inconsistência na aplicação, assim como marcar a conta como paga sem imprimir o cheque.

EXEMPLO 2

O Requisito Funcional do Usuário é ter um processo batch que recebe um arquivo de entrada para atualizar um depósito de dados, produz um relatório de controle de produção e retorna um relatório de erros para a aplicação chamadora. O processo não ficará em um estado consistente a não ser que todas essas partes sejam concluídas.

EXEMPLO 3

O Requisito Funcional do Usuário é transferir um empregado para uma nova tarefa e validar o seu nível de autorização de segurança. Para executar isto, uma solicitação em tempo real é enviada à aplicação de segurança (a qual mantém as autorizações de segurança governamentais e não a segurança da aplicação) e uma resposta deve ser recebida antes que a transferência possa ser concluída. Todos os passos são necessários para criar um estado consistente. A interação com a aplicação de segurança não é uma ação ou passo independente. Não acontece por si só e, por outro lado, a transação para transferir um empregado não fica em um estado consistente sem ela.