Sunday, 19 May 2024, 3:09 PM
Site: FATTO
Course: FATTO (FATTO)
Glossary: Glossário da Análise de Pontos de Função

Requisitos Iniciais do Usuário

(Last edited: Tuesday, 6 April 2010, 8:43 AM)
Representam os requisitos dos usuários antes das sessões entre os
usuários e os desenvolvedores. Eles podem ter as seguintes características: incompletos, inviáveis de implementar, muito genérico, expresso na linguagem familiar ao negócio do usuário.

ISO

(Last edited: Wednesday, 4 November 2009, 1:05 PM)
A ISO – International Organization for Standardization (www.iso.org) é uma federação internacional de organismos nacionais de padronização, composta por mais de 160 países, sendo 1 organismo de cada país. A ISO é um organismo não governamental, com a missão é promover o desenvolvimento de padrões e atividades afins ao redor do mundo, com a visão de facilitar a troca de experiências e o desenvolvimento corporativo de atividades na esfera intelectual, científica, tecnológica e econômica. Os resultados do trabalho da ISO são consensos internacionais publicados como normas internacionais.

IEC

(Last edited: Wednesday, 4 November 2009, 12:55 PM)
A IEC – International Electrotechnical Commission (www.iec.ch) é uma organização global que prepara e publica normas internacionais relacionadas a todas as tecnologias elétricas, eletrônicas e afins.

Metadado

(Last edited: Tuesday, 27 October 2009, 3:18 PM)
Metadados (DD ou Dicionário de dados), ou Metainformação, são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador. Os metadados facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados. Na análise de pontos de função, os metadados são considerados dados de código.

Comitê de Práticas de Contagem

(Last edited: Thursday, 9 July 2009, 12:54 AM)

Comitê do IFPUG responsável pela manutenção e publicação do Manual de Práticas de Contagem.

Consulta implícita

(Last edited: Friday, 18 November 2011, 11:32 AM)

É uma transação que apresenta dados para o usuário (geralmente precedendo outra transação a ser realizada), mas que não está claramente explícita nos requisitos ou no próprio sistema (nem em opções de menu, barras de ferramenta, etc). Isto é bem comum em telas para alteração ou exclusão de registros de um arquivo. Normalmente antes da alteração ou exclusão, os dados do registro são apresentados ao usuário, e na seqüência o usuário efetua a alteração ou exclusão. Esta função relativa à consulta implícita será classificada como CE ou SE.

Quando ela é idêntica a uma consulta explícita (e muitas vezes isto é comum), apenas uma destas funções deve ser contada.

Arquivo de movimento

(Last edited: Wednesday, 9 May 2012, 4:36 PM)

Também chamado de arquivo de transações ou arquivo de interface (não confundir com AIE). É um arquivo no contexto do sistema operacional, mas não no contexto da APF.

Este arquivo é fruto do processamento de uma aplicação e cujo objetivo é enviar dados para outra aplicação processar. Geralmente após seu processamento, ele é descartado.

Uma diferença entre o AIE e o arquivo de movimento é que no AIE o sistema que usa os dados pode (e geralmente é assim) consultar o mesmo dado mais de uma vez. No arquivo de movimento, uma vez que o dado é processado, o sistema nunca mais lerá este mesmo dado do arquivo de movimento.

Exemplo: um sistema de folha de pagamento, após o cálculo da folha, envia um arquivo para o banco efetuar o crédito do salário na conta dos funcionários. Este arquivo foi resultado de um processamento da folha de pagamento e será usado pelo sistema de pagamento do banco para efetuar o crédito dos salários. Após este processamento, o arquivo de movimento perde sua utilidade.

Um arquivo como esse não é contado como um AIE porque não atende à regra de ser um ALI em outra aplicação.

Veja o cenário 8 do CPM (Dados Padrão de Transação) Capítulo 3, Parte 3, Pág (3-20)

Protótipo

(Last edited: Wednesday, 24 June 2009, 10:26 AM)
Protótipo é um produto que ainda não foi comercializado, mas está em fase de testes ou de planejamento. Para a engenharia de software, protótipo é um sistema/modelo sem as funcionalidades inteligentes (acesso a banco de dados, sistemas legados, regras de negócio, etc), apenas com as funcionalidades gráficas, e algumas funcionalidades básica para o funcionamento do próprio protótipo. Utilizado geralmente para obter aprovação de quem solicita o sistema.

UML

(Last edited: Wednesday, 24 June 2009, 10:17 AM)

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem aberta que permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seu trabalho em diagramas padronizados. Junto com uma notação gráfica, a UML também especifica significados, isto é, semântica. É uma notação independente de processos, embora o RUP (Rational Unified Process) tenha sido especificamente desenvolvido utilizando a UML.

A UML não é uma metodologia de desenvolvimento, o que significa que ela não diz o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar um sistema, mas ela auxilia a visualizar seu desenho e a comunicação entre objetos.


É importante distinguir entre um modelo UML e um diagrama (ou conjunto de diagramas) de UML----o último é uma representação gráfica da informação do primeiro, mas o primeiro pode existir independentemente.

Documento de Visão

(Last edited: Wednesday, 24 June 2009, 10:08 AM)

Contém a visão que os envolvidos têm do sistema a ser desenvolvido, em termos das necessidades e características mais importantes. Por conter uma descrição dos requisitos centrais pretendidos, ela proporciona a base para requisitos mais detalhados.

Também pode conter uma especificação de requisitos formal. O documento de visão captura restrições de design e requisitos de alto nível para que o usuário possa compreender o sistema que será desenvolvido.