quinta, 16 Mai 2024, 03:11
Site: FATTO
Curso: FATTO (FATTO)
Glossário: Glossário da Análise de Pontos de Função

Auto contido

(Última edição: segunda, 27 Dez 2010, 15:37)
Nenhum passo anterior ou subsequente é necessário para iniciar ou concluir o(s) Requisito(s) Funcional(is) do Usuário.

EXEMPLO

O Requisito Funcional do Usuário estabelece que um empregado deve ser incluído e atualizado. Poderiam existir várias partes que comporiam o conjunto completo de informações do empregado. Isto pode ser representado por telas físicas, janelas ou abas distintas, tais como
— Identificação do empregado,
— Localização do empregado,
— Informações de dependentes,
— Informações de salário e
— Instrução.

Para incluir um empregado, uma ou mais abas devem ser preenchidas, dependendo das regras de negócio. O processo de inclusão não estará auto contido até que todas as informações obrigatórias tenham sido digitadas e recebidas pelo sistema.
Para atualizar um empregado, uma ou mais abas podem ser atualizadas a qualquer momento, mas todas elas constituem passos do processo que satisfaz o Requisito Funcional do Usuário, de atualização do empregado.

Incluir, alterar ou excluir informações de cada aba individual não constituem processos elementares distintos, mas sim passos de processo envolvidos na atualização de um empregado. Embora seja possível entrar com informações adicionais no registro de empregado, o conjunto total de informações é considerado parte do único processo elementar: atualizar empregado.
Incluir Empregado e Atualizar Empregado seriam, cada um, um processo auto contido.

Estado Consistente

(Última edição: segunda, 27 Dez 2010, 15:41)
Ponto no qual o processamento foi totalmente executado; o Requisito Funcional do Usuário foi satisfeito e nada mais há a fazer.

EXEMPLO 1

O Requisito Funcional do Usuário é imprimir um cheque e marcar como paga a conta correspondente. Se somente parte do Requisito Funcional do Usuário for satisfeita (por exemplo, apenas imprimir o cheque, ou apenas marcar a conta como paga) a aplicação não estará em um estado consistente. A impressão de um cheque sem marcar a conta como paga causa uma inconsistência na aplicação, assim como marcar a conta como paga sem imprimir o cheque.

EXEMPLO 2

O Requisito Funcional do Usuário é ter um processo batch que recebe um arquivo de entrada para atualizar um depósito de dados, produz um relatório de controle de produção e retorna um relatório de erros para a aplicação chamadora. O processo não ficará em um estado consistente a não ser que todas essas partes sejam concluídas.

EXEMPLO 3

O Requisito Funcional do Usuário é transferir um empregado para uma nova tarefa e validar o seu nível de autorização de segurança. Para executar isto, uma solicitação em tempo real é enviada à aplicação de segurança (a qual mantém as autorizações de segurança governamentais e não a segurança da aplicação) e uma resposta deve ser recebida antes que a transferência possa ser concluída. Todos os passos são necessários para criar um estado consistente. A interação com a aplicação de segurança não é uma ação ou passo independente. Não acontece por si só e, por outro lado, a transação para transferir um empregado não fica em um estado consistente sem ela.

Intenção primária

(Última edição: segunda, 27 Dez 2010, 15:43)
Intenção que é a primeira em importância.

Significativo

(Última edição: segunda, 27 Dez 2010, 15:50)
Reconhecido pelo usuário e satisfazendo um Requisito Funcional do Usuário.

Entidade Dependente

(Última edição: sexta, 31 Dez 2010, 09:12)

Entidade por si só não significativa ou importante para o negócio sem a presença de outras entidades, de modo que:

  • uma ocorrência da entidade X deve estar ligada a uma ocorrência da entidade Y, e
  • a exclusão de uma ocorrência da entidade Y resulta na exclusão de todas as ocorrências relacionadas da entidade X.

Entidade Independente

(Última edição: quinta, 3 Fev 2011, 15:47)

Uma entidade que é significativa e importante por si mesma sem a presença de outras entidades.

Manutenção Corretiva

(Última edição: quinta, 3 Fev 2011, 15:49)

Modificação reativa de um produto de software executada depois da entrega para corrigir problemas identificados. A modificação corrige os produtos de software para satisfazer os requisitos. (ISO/IEC 14764:2006)

Escopo da Contagem

(Última edição: quinta, 3 Fev 2011, 15:55)

O escopo da contagem define o conjunto de requisitos funcionais do usuário a ser incluído na contagem de pontos de função. Ele:

  • Define um (sub)conjunto do software sendo medido;
  • É determinado pelo próposito da contagem de pontos de função;
  • Identifica quais funções serão incluídas na contagem de pontos de função
    para fornecer respostas relevantes ao propósito da contagem;
  • Pode incluir mais de uma aplicação.

O escopo da contagem de:

  • Uma contagem de projeto de melhoria inclui todas as funcionalidades incluídas, alteradas e excluídas. As fronteiras das aplicações impactadas permanecem as mesmas. A funcionalidade das aplicações refletem o impacto das funções sendo incluídas, alteradas e excluídas.
  • Uma contagem de projeto de desenvolvimento inclui todas as funções impactadas (construídas ou customizadas) pelas atividades do projeto.
  • Uma contagem de pontos de função da aplicação pode incluir, dependendo do propósito, apenas as funções sendo usadas pelo usuário ou todas as funcionalidades entregues. Por exemplo, fornecer um pacote como a solução de software.

CPM

(Última edição: quinta, 3 Fev 2011, 16:43)

Manual de Práticas de Contagem (Counting Practices Manual) do IFPUG. Contém todas as definições e regras necessárias ao processo de contagem de pontos de função. Versão atual: 4.3.

Objetivos:

- Fornecer uma descrição clara e detalhada de como contar pontos de função;
- Promover a consistência nas contagens realizadas pelos membros do IFPUG;
- Fornecer orientação de como realizar contagens de pontos de função baseadas em artefatos das técnicas e metodologias mais populares de desenvolvimento de software e;
- Prover um entendimento comum que permita o desenvolvimento de ferramentas que forneçam suporte automático à contagem de pontos de função.

Manter

(Última edição: domingo, 20 Fev 2011, 19:12)
O termo manter refere-se à habilidade de incluir, modificar ou excluir dados a partir de um processo elementar. Exemplos incluem, mas não estão limitados a, inclusão, modificação, exclusão, carga inicial, revisão, atualização, atribuição e criação.