domingo, 5 Mai 2024, 15:00
Site: FATTO
Curso: FATTO (FATTO)
Glossário: Glossário da Análise de Pontos de Função

ISBSG

(Última edição: quinta, 31 Jan 2008, 10:57)

International Software Benchmarking Standards Group (www.isbsg.org) é uma organização sem fins lucrativos responsável por criar e manter um repositório de dados históricos de projetos de TI com o intuito de ajudar a melhorar a gestão de TI no mundo.

Guia de Contagem

(Última edição: quarta, 20 Fev 2008, 12:00)

É um documento de uso interno a uma organização que orienta as medições feitas em pontos de função em projetos de software. Sua característica é de ter um enfoque bem específico das situações que uma organização vivencia nas suas contagens de pontos de função. Seu papel é traduzir os conceitos gerais do manual de práticas de contagem do IFPUG para as situações específicas de uma organização.

Manutenção

(Última edição: sábado, 1 Mar 2008, 15:20)

Esforço para manter uma aplicação executando conforme suas especificações, geralmente sem modificar sua funcionalidade (ou contagem de pontos de função). Inclui reparo, melhorias menores, conversão, atividade de suporte ao usuário e manutenção preventiva. Atividades incluem remoção de defeitos (veja reparo), atualização de hardware ou software (veja conversão), otimização ou melhoria de qualidade (veja manutenção preventiva) e suporte ao usuário.

IFPUG

(Última edição: sábado, 1 Mar 2008, 15:24)
O International Function Point Users Group (www.ifpug.org) é uma organização governada por membros voluntários, sem fins lucrativos, com o compromisso de promover e fornecer suporte a análise de pontos de função e outras técnicas de medição de software. É responsável pelo Manual de Práticas de Contagem e pelo processo de certificação CFPS.

Ponto de Função

(Última edição: sábado, 1 Mar 2008, 15:35)

É a unidade de medida da APF que representa o tamanho funcional de um software.

Processamento Distribuído

(Última edição: segunda, 7 Abr 2008, 21:10)

Uma das 14 características gerais de sistema que descreve o grau pelo qual a aplicação transfere dados entre seus componentes.

Pontue de acordo com as seguintes orientações:
0 - A aplicação não participa da transferência de dados ou processamento de funções entre os componentes do sistema.
1 - A aplicação prepara dados para processamento pelo usuário final em outro componente do sistema, como planilhas eletrônicas ou banco de dados.
2 - Dados são preparados para transferência, então são processados em outro componente do sistema (não para processamento pelo usuário final).
3 - Processamento distribuído e transferência de dados são feitos on-line e em apenas uma direção.
4 - Processamento distribuído e transferência de dados são feitos on-line e em ambas as direções.
5 - O processamento de funções é executado dinamicamente no componente mais apropriado do sistema. 

Informação de Controle

(Última edição: sábado, 12 Jul 2008, 18:45)

Dados que influenciam um processo elementar da aplicação sendo contada. Especifica o que, quando ou como os dados devem ser processados. Em resumo, são parâmetros.

Exemplos:

"O que" - determinado campo especifica que o cálculo da parcela deve contemplar somente o valor vencido ou o valor corrigido com juros e multa.

"Quando" - uma enquete pode ter um fechamento automático (votações finalizadas) definido pela data de encerramento da mesma.

"Como" - durante a compra de uma passagem aérea, o cliente informa em um campo como deseja receber a confirmação da compra: por e-mail, torpedo (SMS) ou fax.

Benchmarking

(Última edição: quarta, 16 Jul 2008, 08:36)

É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. Vide definição Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmarking

Ponto de Função de Teste

(Última edição: quarta, 16 Jul 2008, 11:00)
Unidade de medida do tamanho das funções sujeitas a teste. Conceito empregado pela NESMA no seu método de medição do projeto de melhoria.

Desenvolvedor

(Última edição: domingo, 12 Out 2008, 21:59)
Termo genérico para designar todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento de software. Abrange todos os papéis desempenhados neste trabalho: programador, analista de sistemas, analista de negócios, testador, documentador, gerente de projeto, etc.