O método Robinson (EPL2R)

O método “Robinson” (EPL2R) é um processo metodológico composto por cinco momentos: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar.

1. Explorar: A primeira coisa a fazer quando começamos a estudar uma área de conhecimento é explorar o material de referência que forma o seu corpo, indagar quais são as finalidades e os propósitos que levaram os autores a escrevê-lo. Surge então uma pergunta que nos manterá em suspense durante toda a leitura subseqüente: será que os autores chegarão aos objetivos a que se propuseram?

  Manual de Práticas de Contagem do IFPUG

Por exemplo, no curso Capacitação em Análise de Pontos de Função logo no primeiro encontro presencial é entregue o livro “Análise de pontos de função – Medição, estimativas e projetos de software”. Já no curso Preparação para o Exame CFPS o próprio Manual de Práticas de Contagem (CPM) em sua versão mais recente é a referência para essa atividade de exploração. No site de EAD, eventualmente é colocado material adicional ou referência para ele. Para este tutorial, o principal material de referência são páginas como essa com o conteúdo sobre o assunto.

Parte do conhecimento necessário para aplicação eficaz da APF é conhecer e aprender o vocabulário definido e/ou usado pela técnica e seus especialistas. Eles utilizam uma linguagem nova (arquivo lógico interno, arquivo de interface externa, arquivo referenciado, tipos de dados, etc.) e uso de expressões já existentes para comunicar idéias novas ou com ligeiras variações em relação às antigas (usuário, visão do usuário, processo elementar, etc.). À medida que a comunidade internacional de métricas de software e de usuários da APF evolui e o grau de interação entre os especialistas aumenta, muitos acham difícil comunicar-se com novatos que ainda não estão familiarizados com a sua linguagem e vice-versa.

Para ajudar a superar essa dificuldade inicial todo curso da FATTO tem disponível um glossário. Ele é muito mais que um simples instrumento de consulta. Por exemplo, você percebeu que algumas palavras neste texto aparecem destacadas? Experimente “clicar” sobre elas e veja o que acontece. Aparece uma janela com a explicação sobre aquele termo. Adicionalmente, o participante (desde que esteja registrado) pode comentar sobre qualquer entrada no glossário e/ou atribuir uma nota para ela.

2. Perguntar: À medida que o participante lê, vai fazendo perguntas que o autor ainda não respondeu. Dessa maneira o participante adota uma atitude crítica e ativa; ele não recebe passivamente o que o autor ou instrutor diz, mas dialoga com ele, relacionando o que lê com os seus interesses pessoais. Além de fazer essas perguntas para si, o participante tem a possibilidade de colocar essas perguntas, considerações e observações como novos tópicos no fórum criado para cada curso no ambiente de EAD da FATTO. Esse fórum além de servir a esse propósito, também é um instrumento de comunicação entre todos os que compõem a comunidade criada pelo curso, instrutores, coordenadores e participantes.

3. Ler: Ler é equivalente a analisar e saber resumir. Uma leitura ativa induz aos participantes a sublinhar, a fazer anotações e a elaborar esquemas. Utilize o caderno para esse fim. Lá esses escritos podem ser complementados, revisados e/ou corrigidos pelos nossos especialistas ou mesmo pelos outros participantes. Não se preocupe, nossa plataforma de EAD mantém o controle das versões do conteúdo publicado anterior a qualquer modificação. A idéia é que ao final do curso ele seja um grande resumo sobre os assuntos tratados no curso.

Saber ler significa ser capaz de discriminar o essencial do acessório, saber distinguir as idéias principais das secundárias ou dos simples detalhes. Em nosso ambiente de EAD, a matéria do curso é organizada em tópicos do mais fácil e acessível ao mais difícil, do mais simples ao complicado, do concreto ao abstrato. No início de cada um, o participante é orientado a estudar determinadas partes do material de referência. Isso é feito pela atribuição de uma tarefa. Em uma data estabelecida, ele deve realizar avaliações que tem dois principais objetivos: medir o grau em que o participante assimilou a matéria e provocar dúvidas que ele não tenha identificado por si. Ao realizar essas atividades o participante recebe uma nota que servirá de base para avaliar o seu desempenho global.

4. Rememorar: Ao final de cada tópico, o participante deve ser capaz de resumir para si mesmo aquilo que lê. Isso ajuda a gravar as idéias mais importantes e evita transformar a leitura em um exercício mecânico e pouco profundo. Além disso, a rememoração potencializa nossa memória e nossa atenção.

"A rememoração pode tornar nossa ignorância evidente, e isso demonstra que constitui um método eficaz."

C. T. Morgan e J. Deese.

Em nosso ambiente de EAD ao final da tarefa, o participante deve submeter pelo próprio site um resumo dos assuntos tratados no tópico.

5. Repassar: Ao final de cada tópico é feita uma avaliação com o objetivo de motivar o participante a repassar o assunto e medir o quão eficaz foi a sua assimilação.

Estes "momentos" ocorrem no contexto de um tópico e também no contexto do curso como um todo. Os simulados e estudos de caso têm por objetivo costurar os diversos assuntos tratados e permitir uma avaliação abrangente de todo o programa do curso.

Conheça mais de perto como esses componentes destacados no texto e outros estão organizados em nosso ambiente. Comece clicando aqui: O ambiente de EAD da FATTO.

Última atualização: sexta, 19 Jul 2013, 16:02