Ao longo de mais de dez anos formando profissionais e introduzindo métricas de software por todo o Brasil, principalmente a técnica de Análise de Pontos de Função (APF), percebemos que para alguns participantes dessas atividades o tempo dedicado às aulas presenciais não era o suficiente para alcançar plenamente os objetivos propostos. Para eles, era necessária maior dedicação em auto-estudo e para isso eram informados de nossa disponibilidade para atendê-los quanto às dúvidas e dificuldades que encontrassem nesse trabalho, assim como fornecíamos um canal de comunicação. Contudo, observamos que a quantidade de participantes que se utilizava disso era mínima.
Consultamos vários dos participantes que nos deram opinião sobre a questão do tempo e concluímos que simplesmente oferecer esse apoio não era suficiente. Verificamos que o principal motivo era o pouco compromisso com esse tipo de atividade e a falta de um método. Quando o participante tinha uma sessão presencial com duração determinada criava-se um compromisso e durante aquele período ele conseguia manter a disciplina necessária ao estudo e aprendizado. Porém quando isento da participação nesse encontro presencial suas outras atividades e compromissos competiam com esse auto-estudo que como regra acabava por não acontecer.
A solução de aumentar a carga horária nos cursos presenciais não era viável do ponto de vista mercadológico, nem tanto em função do aumento dos custos, mas principalmente pela dificuldade de obter a disponibilidade em um mesmo horário e local pré-determinados de todos aqueles interessados em participar. Atualmente, essa última dificuldade já existe mesmo em cursos curtos de dois dias, tanto que muitos de nossos cursos são oferecidos aos sábados para facilitar a mobilização de profissionais com o tempo muito concorrido.
Com base nesses dados e consultoria pedagógica profissional chegamos à conclusão de que a utilização de uma plataforma de ensino à distância (EAD) era a melhor opção para atender essas necessidades. Selecionamos a plataforma MOODLE e após a realização de um piloto concomitantemente com dois cursos de Preparação para o Exame CFPS em São Paulo e Brasília, confirmamos sua utilização ser adequada aos nossos objetivos. Ela facilita a criação de compromisso junto aos participantes e proporciona um ambiente propício a um método de estudo que inclui os passos necessários para alcançar a aprendizagem da matéria e dos conteúdos propostos em cada curso e permite uma ação coerente, pensada, organizada e perseguida por um ato de vontade. Ao projetar os componentes de EAD de nossos cursos, escolhemos o método “Robinson” (EPL2R).